Pular para o conteúdo

Como funciona um roteador e saiba quais os tipos existentes

  • por

Para conectar aparelhos que utilizam transmissão de dados via wireless e eliminar a necessidade de um computador estar conectado a um computador principal, a maior parte dos modernos roteadores possui potentes antenas para enviar e receber suas transmissões de pacotes de dados por redes sem fio e se conectam diretamente ao modem da internet de banda larga.

Requisitos e funcionamento

Quando um serviço de banda larga é contratado, um modem é recebido oferecendo um ponto único de acesso à internet. Desta forma, para compartilhar esta conexão com mais de um aparelho é preciso criar uma rede interna com o roteador, podendo assim estender à conexão com web para outros computadores e também para dispositivos móveis locais.

Porém, diferente de um “access point”, o roteador não é só um equipamento para a distribuição de conexões locais, realizando também o processamento das melhores rotas para transmissão de pacotes de dados, garantindo assim que seus sinais cheguem ao seu destino de maneira mais rápida possível, seguindo as melhores rotas para difundir os dados a ele encaminhados.

Os roteadores mais modernos funcionam conectados ao cabo de banda larga e possuem mais quatro saídas de cabos para computadores e uma antena, que é a parte fundamental para fazer funcionar a transmissão do sinal para a conectividade sem fio, alcançando assim dispositivos com conexão via wireless, como smartphones, tablets e notebooks.

Utilizados para melhorar a performance e a distribuição de conexões em redes de banda larga em lugares amplos e na conexão de diversos aparelhos ao mesmo tempo, os roteadores wireless estão sendo cada vez mais usados em aplicações do nosso dia a dia tais como redes locais de shoppings, lojas, aeroportos, colégios e mesmo em residências, oferecendo uma conexão com a internet de maneira rápida, segura e fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *